terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MEDO X COVARDIA

Como se não bastece o desafio de criar neste mundo uma cultura de hombridade e coragem.
Advém uma dificuldade adicional que se faz necessário esclarecer, para que a mensagem desde blog possa se dar com a melhor clareza e objetividade possível.
Esta dificuldade se refere a ambiguidade do termo COVARDIA, que tanto se presta para se referir a maldade como para se referir a medo.
É de vital importância que se compreenda que no entender da cultura da NÃO COVARDIA a verdadeira e unica COVARDIA é a maldade.
O medo é um instinto de autopreservação que varia de intensidade de individuo para individuo e só dis respeito a ele próprio.
Já a COVARDIA no sentido de maldade é um sentimento elaborado, que se converte em ação premeditada que visa oprimir o outro, na busca de obter alguma vantagem.
Vendo ser estas duas coisas de naturezas distintas, principalmente em termos de consequências, não entendo o que pode ter levado a esta terminologia ambígua, mais isso foge ao objetivo deste blog.
Eu pessoalmente considero a questão da covardia tão crucial, que vou atribuir esta confusão a alguma artimanha do diabo, o pai da confusão e principal beneficiário em ultima instancia, do instituto da COVARDIA em nosso mundo.

Vamos aproveitar o assunto para  analisar o real sentido de outros termos fundamentais para o entendimento da cultura da NÃO COVARDIA. São eles:

CORAGEM é se ariscar em prol de alguem ou em prol do um bem comum e não se ariscar ou ariscar a vida de outros por exibicionismo.

LÍDER é alguem que se destaca pela verdadeira coragem e capacidade de defender o bem comum e não aquele que se apoia em intimidação ou força bruta para dominar os outros.

GRUPOS são pessoas reunidas para revindicar direitos coletivos legítimos e não para forçar a obtenção de interesses pessoais.

VIOLÊNCIA é uma disputa legitima que levou a uma situação de conflito extremo e não uma oportunidade de agredir ou violentar os outros, isso é a própria COVARDIA.

Este são conceitos básicos de uma mensagem básica, para que possamos mudar o rumo da nossa historia de covardias ou no minimo termos consciência do real motivo da nossa desgraça.

Um comentário:

  1. É isto.
    Os que se acham valentões, deverião lutar por uma causa mais nobre e social. Isto caso os músculos não penssasem mais que a cabeça.

    ResponderExcluir

A covardia tá comendo. Que bom que você vai comentar!