terça-feira, 25 de junho de 2013

O MUNDO IDEAL

     É notório que o homem não é um ser perfeito, por consequência a comunidade 
humana está impossibilitada de atingir por suas próprias forças  um estagio minimamente próximo da perfeição.Vislumbramos a perfeição no universo, na natureza e até nossas criações tecnológicas podem atingir contornos de perfeição, mas a atuação do homem, isso já ficou bem claro, não pode atingir a perfeição. Lidar com essa noção tem sido difícil. Rejeitamos essa realidade  por temor que isso possa servir de  desculpa para o desmazelo e a falta de rigor em nosso proceder e  na busca dessa impossível  perfeição  o preço pago é a neurose. Nossa condição então, é exatamente, a de se equilibrar nessa região entre a desordem e a perfeição. Deixamos de ver que esse, é na verdade o habitat ideal para o homem. Neste ponto, nossa busca deixa de ser o mundo perfeito e passa a ser a manutenção do  mundo ideal, onde possamos viver da melhor forma, o  que pode ser traduzido como felicidade. Isso vem de encontro a essa nossa necessidade de busca, que não pode ser a ânsia da  busca do todo,  mas a busca do algo mais, do algo melhor. De fato este  arranjo, é que pode ser considerado perfeito para nós, se tivermos a consciência que a busca, é o real sentido de nossas vidas. Para convivermos com essa ideia de eterna falta, precisamos baixar a ansiedade, saber  valorizar conquistas, preservar avanços e nos converter em pessoas muito conscientes de nossos  reais limites e potencialidades.
As recentes as manifestações de rua em todo o Brasil, me fizeram recordar essa ideia, que deriva da noção da não covardia e entender de uma forma mais definitiva, o que estava faltando em nossa democracia desequilibrada.
       Até então, estávamos vivendo um estado, como se a desilusão com algo que deveria ser perfeito, tivesse tirado todo poder de ação do homem, congelando nosso sistema em um estado muito aquém de nossas possibilidades. A reação insperada de nossos jovens, que  contagiou o restante da população, nos coloca de volta no nosso ideal,  que em verdade, é a busca de um equilíbrio dinâmico, não a manutenção de um equilíbrio frágil e estático, como o que estávamos vivendo. Podemos parar de temer as mudanças por medo do caos. O que podemos buscar, é o que agora ficou claro, para jovens e adultos de todas as classes e cantos do nosso país. Devemos buscar as mudanças para melhor. Evitando o caos e fugindo da inercia.
     O mundo dos homens não pode ser perfeito, mas pode ser um mundo muito melhor, um MUNDO IDEAL. Agora  estamos vivendo esse mundo. E ele se chama BRASIL. O MELHOR LUGAR QUE EXISTE, HABITADO POR HOMENS E MULHERES DE VERDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A covardia tá comendo. Que bom que você vai comentar!