domingo, 1 de março de 2015

TROTE VIOLENTO É CULTURA DE COVARDIA.


COMO PODE UM NOBRE IDEAL DE CARREIRA,  SER DESTRUIDO POR UM GESTO 
DE PURA ESTUPIDEZ, NO SEIO DE UMA INSTITUÇÃO DE ENSINO SUPERIOR?

Corpo de Edison Tsung na piscina da USP
virou simbolo do trote violento no Brasil.

Além da revolta natural que desperta em qualquer pessoa de bem, o trote violento(covarde) é acima de tudo inquietante, visto que é algo que se manifesta de forma brutal em um ambiente, que a principio tinha tudo para estar livre de manifestações de violência(covardia) desta ordem.

Somos capazes de nos resignar, quando confrontados com a violência(covardia) oriunda da criminalidade e do desequilíbrio social pois, por mais que nos debatamos com essa realidade, no fundo podemos encontrar as razões de sua manifestação. Mas quando essa violência(covardia) vem de onde menos se espera, de uma forma inteiramente gratuita e com todo  requinte de crueldade e dano que pode causar, entre pessoas instruídas de uma mesma classe social, então estamos diante de algo realmente perturbador.

A única explicação, que não chega a ser um motivo, mas pode nos dar um rasgo de compreensão é a cultura do trote, que vai passando de geração em geração. Na logica de quem sofreu o trote,  ele deve devolver na próxima geração,  mas essa logica explica a perpetuação das brincadeiras de mal gosto, mas não da conta de explicar a crueldade que essas “brincadeiras” podem chegar em muitos casos. A única coisa que fica evidente é que: jovens de nivel médio, na sua maioria, idealistas, esforçados e focados em ideias de trasformação pessoal e social podem, em não raros casos, serem conscientemente, insensíveis, crueis e até criminosos covardes.

Das diversas discussões que esse bizarro fenômeno pode suscitar, uma vem de encontro a proposta deste blog: Se existe dentro do ambiente acadêmico, uma cultura antiga de covardia, que passa de geração em geração, será que este mesmo ambiente, não deveria dar, atenção a algo que se intitula CULTURA DA NÃO COVARDIA?! Bem se o meio acadêmico é totalmente hermético a ideais originais vindas de meios não acadêmicos, isso adiciona  mais uma falha grave a esse  instituição, tão essencial ao desenvolvimento da sociedade de uma forma geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A covardia tá comendo. Que bom que você vai comentar!