quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CONFUSÕES, ENGANOS E ILUSÕES

           Afora o trabalho de conquistas pessoais, o homem cidadão de bem(do bem) ainda não encontrou uma linha de ação, que lhe permita a união necessária, para que tenha a força de promover as mudanças que nossa comunidade necessita. Um modelo de sociedade, que não se baseia na edificação do homem, está se tornando algo que ameaça o futuro de nossa comunidade, que só pode se basear, no Homem integral. Os modelos de opressão, exploração e manipulação do homem fraco pelo homem covarde, não se mostrarão mais suficientes para a manutenção de uma sociedade minimamente aceitável.
          O atual modelo social e suas alternativas, que polarizam e congelam o mundo, num confuso, enganoso e ilusório conflito ideológico, que só tem se prestado a manutenção de uma emperada maquina politiqueira, baseada no acirramento dos preconceitos, ressentimentos e ódios, que em ultima instancia legitíma a covardia, quando faz a opção pelo linchamento e a perseguição do opositor.
           Reconhecendo que esse  o nosso atual modelo "politico/democrático" não tem  o poder de proporcionar o caminho de superação do homem, por ceder ao mal, apostando na formação de um homem pela metade, um arremedo de cidadão. Só o enfrentamento corajoso de nossas próprias fraquezas pode propiciar a formação do Homem integral. 
           A  hipocrisia de todos os lados, tem sido ao longo dos seculos, o grande empecilho a necessária tomada de posição. Alguém já se questionou seriamente porque a comunidade humana atual favorece tanto  a hipocrisia? Doravante é importante que busquemos uma compreensão mais profunda deste mecanismo que vem mantendo esse estado social perverso. Não é difícil visualizar, o quanto o interesse individual é útil no trabalho de coerção da sociedade. Somos um amontoados de criaturas egoístas e isso tem sido o cimento da construção de nossa torre de babel. Não condeno pura e simplesmente isso, temos de encarar os mecanismos inerentes ao nosso existir. O homem é só, ao mesmo tempo que é membro de uma comunidade, que pode prescindir de um, mas necessita de todos. Nossa sina é equilibrar essa condição. Apenas esse é nosso trabalho, que deve se buscar realizar, da melhor e mais sincera maneira possível.
            Faz parte desse nosso esforço de evitar a confusão, o engano e a ilusão, admitir como inevitável o ambiente de conflito de interesses. Nossa sociedade é composta de indivíduos carregados de uma bagagem quase carmica de interesses, ideais e credos, quando já estamos fartos de conhecer a grande diversidade de métodos que vão do trabalho a sedução, passando pela mentira e chegando ao crime, para fazer prevalecer esses interesses.                             Administrar e desenvolver um ambiente tão complexo,  carregado e dificil como o de nossa comunidade social, não é tarefa facil que deva ser levada a frente na base da confusão, do engano e da ilusão.


SÓ COM A VERDADEIRA CORAGEM, IRMÃOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A covardia tá comendo. Que bom que você vai comentar!