quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Viktor Frankl


      POR ESSES DIAS, EM UMA DAS MINHAS "ANDANÇAS" PELA INTERNET, EM BUSCA DE IDEIAS BOAS, ME DEPAREI COM A FIGURA DE VIKTOR FRANKL. FOI UMA GRATA SURPRESA E EM VISTA DA ÓTIMA MENSAGEM QUE ELE CRIOU E PUBLICOU, ACHO ATÉ  ESTRANHO NUNCA TER SEQUER OUVIDO UMA UNICA PALAVRA A SEU RESPEITO. SUAS PALAVRAS ME BATERAM TÃO FORTEMENTE QUE ME SENTI TENTADO A COPIAR E COLAR UMA MATÉRIA COMPLETA SOBRE SUA PESSOA, ATÉ NA INTENÇÃO DE DIVULGAR MAIS SEU  NOME E SUA IDEIA, POIS COM CERTEZA É IMPORTANTE. MAS RESOLVI ME ARISCAR E COLOCAR AQUI UMAS IMPRESSÕES PESSOAIS, POIS IDENTIFIQUEI SUA IDEIA DE SENTIDO DA VIDA, COM O MOMENTO QUE PASSO NA DIVULGAÇÃO DO MEU IDEAL. ESSA FORTE INTUIÇÃO DE QUE PRECISAMOS ATENDER A IDEAIS ELEVADOS, ESSE SENTIDO DE MISSÃO QUE TEMOS NESSE MUNDO, ISSO EM MIM É TÃO FORTE QUE CHEGO AS VEZES A ACREDITAR, BRINCANDO OU NÃO, QUE NÃO PERTENÇO A ESSE MUNDO. PRATICAMENTE FUI MANDADO PARA CÁ PARA JUSTAMENTE FAZER O QUE VENHO FAZENDO, ESSA SENSAÇÃO É TÃO FORTE QUE É COMO SE EU NÃO TIVESSE ESCOLHA, SE EU ME NEGAR A SER O QUE SOU AGORA  NÃO  SABEREI  SER MAIS NADA OU NÃO PODEREI FAZER ALGO COM SENTIDO. É ENGRAÇADO QUE A PARTIR DO MOMENTO QUE TIVE CONHECIMENTO DAS PALAVRAS DE FRANKL ME SENTI MAIS A VONTADE PARA DIZER ESSAS COISAS.
       VIKTOR FRANKL FALA NA BUSCA DESTE SENTIDO, DESSA MISSÃO QUE SERIA  MUITO PARTICULAR DE CADA UM, MAS QUE TODOS TERIAM E A FORMA DE ENCONTRA-LA,  QUE  TAMBÉM SERIA BEM PARTICULAR. PARECE QUE ELE ENFATIZA QUE É ALGO QUE ESTA NO MUNDO OU RELACIONADO AO MUNDO, NÃO É TANTO ALGO INTERIOR OU EMOCIONAL.  E PELO SENTIDO DE COMPLETUDE QUE ISSO GERA NO SER, CONCLUIU QUE SERIA UMA FORMA TAMBÉM DE TERAPIA, QUE DENOMINOU LOGOTERAPIA.
       PARA QUEM NÃO CONHECE EU TENHO O PRAZER DE  APRESENTAR: Viktor Emil Frankl(ver mais). ESTE É UM LINK DE APRESENTAÇÃO, SUGIRO A BUSCA DE MAIS FONTES. VALE APENA!

7 comentários:

  1. Oi, Gabi(é, você deve odiar ser chamado de "gabi", né? rss). Se não gostar mesmo, posso te chamar de "El" que é bem mais significativo e chique..rs

    Eu conheci Viktor Frankl há uns anos quando li seu excelente livro "Em busca de sentido". Também fiquei profundamente tocado pelo modo como ele chegou a construir sua "logoterapia" depois de sobreviver a um campo de concentração nazista na segunda guerra.
    Inclusive já escrevi sobre ele no blog da CPFG se não me engano.

    Bem, é isso, legal vir conhecer este teu espaço e dizer que seus comentários tanto na logos e mythos quanto na CPFG são muito bem recebidos.

    vou deixar o endereço do meu blog pessoal para quando você tiver um tempinho dar uma espiada:

    www.veredasdopensamento.blogspot.com

    abraço

    p.s - juro que fiquei meio cabreiro ao ler que você se sente como não fazendo parte deste mundo...hummmm, pensei, será que é um ET ou um Enviado das estrelas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara para com isso, daqui apouco eu começo a te chamar de Duda ai o negocio vai ficar estranho KKKKKKKK.
      Então, Eduardo! Como disse fiquei muito impressionado também com a estoria de vida e essa abordagem nova que Frankl dá a como encararmos essa questão tão distanciada do sentido da vida. Acho que suas palavras nos aproximam e tornam um pouco mais palpável essa questão, até então muito inconsistente.
      Mas é muito bom vê-lo por aqui eu reconheço é um espaço diferente mas quero convida-lo a dar uma volta por ai e sinta-se desafiado a deixar alguns comentários neste blog alternativo, para mim é importante, afinal, é o sentido da minha vida. Aguarde minha visita ao seu blog, será um prazer.
      p.s. Cara, depois dos esclarecimentos do Frankl é como se todos fossemos ets ou enviados das estrelas ou trazendo para algo mais condizente com nossa condição, servos de Deus.

      Excluir
  2. Olá, Gabriel.

    É enriquecedor aprender contigo sobre novos pensadores que nem sempre recebem o devido destaque pela mídia como ocorre com os jogadores de futebol, artistas de novelas, políticos e até os próprios criminosos.

    A ideia sobre termos uma missão a realizar aqui tem a ver com todos aqueles que se despertam para melhorar o meio em que vivem. Nenhum de nós é perfeito, pois também fazemos o que é mal. Temos potencial para os lados positivo e negativo. Como seres ambíguos, às vezes conseguimos ser "joio e trigo", lembrando aqui das parábolas de Jesus.

    Toadavia, é muito bom quando nos despertamos para a promoção do bem. É quando encontramos um grande sentido para viver. Algo que nos motiva a romper dificuldades, problemas e não nos abatermos por insatisfações diante de determinadas perdas. E aí o homem compreende que vale a pena fazer de sua vida uma causa superior aos interesses próprios. Estes, aliás, devem ser harmonizar com os da coletividade e com o Arquiteto do Universo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Grande Rodrigo Phanardzis, poxa agora fiquei meia hora só para escrever seu sobre-nome rrssss ...e nem foi completo.
    Bom te ver cara, to vendo que para ter visitas tão ilustres como as de vocês vou ter que apelar para mais posts cabeça. Mas não se enganem meu blog é cabeça e principalmente é imbuído deste sentido de missão urgente nesse nosso mundo um tanto desorientado.
    Um grande abraço e obrigado pela visita pelo comentário como sempre bem inspirado.

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, muito obrigado pela dica

    Colocarei na minha lista das próximas leituras a obra "Em Busca de Sentido", na qual Viktor Frankl narra a sua experiência no campo de concentração, como psicólogo.

    Abçs,

    ResponderExcluir
  5. Nobre Amigo Gabriel,

    Seu Blog esta parecendo os mares da oceania rsrsrsrs só tem tubarão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Eduardo, Rodrigo, Levi vixeeeeeeeeeeeeeeeee... A hora que desata o nó vai ser longa as conversas...

    Vou em busca de sentido também... Quero dizer, do livro "Em Busca de Sentido". Sempre fui amarradão nestas biografias de pessoas que passaram de alguma forma pelos campos de concentração. São histórias fascinantes!

    Abração fera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre amigo Mateus todos vocês são figuras incríveis que dão essência e vida a esse vasto mundo da blogosfera. Aguardo acinosamente o post do Levi e os luxuosos comentários que só vocês nobres confrades são capazes de realizar. um abração.
      p.s. espero quero te ver mais fezes aqui encarando esse dificil tema da covardia na civilização humana.

      Excluir

A covardia tá comendo. Que bom que você vai comentar!