quarta-feira, 13 de junho de 2012

A VIDA PELA ÓTICA DA NÃO COVARDIA





       Este espaço está longe de ser um espaço que estimula a agressividade ou enalteça qualquer forma de violência. Apenas reconhece que a  violência é um aspecto ainda inevitável do nosso mundo e prega uma forma mais digna e corajosa de lidar com essa realidade, que é o caminho da NÃO COVARDIA.
     Diante das barbaridades covardes que estamos acostumados a testemunhar no mundo atual, as cenas que enxergo nesse vídeo são para mim motivo de satisfação e gostaria de explicar  porque.         Como disse o nosso mundo é tão desgraçadamente repleto de covardia que quando me chegam cenas de violência, que não envolvam covardia já vejo de uma forma melhor. Por mais que tenha sido ariscada, a atitude do senhor foi muito digna e corajosa e por esse ponto temos que louvar seu ato. Por outro lado o bandido, apesar de mais jovem e de estar armado, não apelou para a covardia. Se ele realmente portava uma arma, poderia fácil e miseravelmente ter matado o senhor. Apesar de sua atitude condenável de ladrão, optou por fujir sem atentar contra vida do senhor. Ambos agiram como Homens no sentido que nenhum dos dois cometeu covardia. Por tanto esse foi para mim um filme com final feliz.
         As palavras do senhor no fim da reportagem são muito dignas, mas vou me permitir uma pequena correção. Quando ele fala: "ninguém deve entregar o que é seu para ninguém". Prefiro acreditar que no fundo ele não se refere a valores matérias e sim a valores morais. Talvez a nossa revolta quando somos roubados não seja simplesmente pelo bem em si, mas pela humilhação e pelo descaso com o valor do trabalho e da dignidade da vida. Esse é na verdade o grande mal que a bandidagem causa a vida do cidadão de bem e é contra isso verdadeiramente que o senhor se revolta e com toda razão.
         A vida é o bem mais precioso do individuo, mas a vida sem valores morais perde todo sentido. Temos que estar a todo tempo equilibrando a importância da nossa própria vida e a importância dos nossos valores.

PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM DESTE EMOCIONANTE FILME DE AÇÃO.

     E VIVA A VIDA SEM COVARDIA! 

4 comentários:

  1. Ele reagiu de medo.
    Esta semana em um assalto ao banco uma moça ria tanto de nervosa. Eu já estava com medo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rir de nervoso. curioso isso. é já ouvi falar.
      abração.

      Excluir
  2. Sinceramente, me conformei em ler o texto a assistir as imagens, embora tambem pense que seja um final feliz o que foi descrito! Nao é nada simples opinar sobre fatos como esse! Em ultima análise, nao se recomenda jamais a reacao! Num modo idealizado de sociedades perfeitas, tudo se resolveria, através da polícia, e necessariamente, sem qualquer covardia! Para o estágio de sociedade que vivemos, essa filosofia é perfeita para formar nossos policiais!
    Um grande abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Aninimo,

      Seu comentário foi preciso e muito pertinente pois me permite vislumbrar um aspecto pratico do ideal da cultura da não covardia, que seria através da compreensão do mal social que é a covardia, o aparato policial seria sim esse exercito de Homens preparados para agir sem covardia exclusivamente contra a covardia. isso tornaria os demais conflitos sócias passiveis de serem solucionados pelos próprios cidadãos.

      Muito obrigado. Um abraço.

      Excluir

A covardia tá comendo. Que bom que você vai comentar!