sábado, 9 de junho de 2012

O CHEFE DOS COVARDES


       Quem por ventura acompanha este blog percebe que ele apesar de não ser propriamente um blog de conteúdo religioso, faz uso de elementos religiosos em especial cristãos. Entendo que toda mensagem tradicional religiosa é a  verdade sendo revelada para nos orientar nessa vida.
       Um elemento forte do universo religioso que pretendo analisar neste momento é a figura do diabo. É uma figura controversa, de uma dimensão por vezes difícil de apreender, mas de forma geral ele é a principal figura antagônica do universo e esse é também o entendimento que faço dele. É o antagonista por excelência, realmente seu papel no mundo é o papel do inimigo a ser combatido, mais precisamente para mim ele é o chefe dos inimigos da nossa sociedade, a legião dos covardes. O que  percebo de mais valido nesta forma de crer é uma possibilidade de clareza e direção na maneira de lidar com as forças do mal. Por esse ponto de vista, resistir e lutar contra o mal seria principalmente resistir e lutar contra a covardia. Do ponto de vista mental e espiritual seria resistir a tentação de agir covardemente, pois a covardia é um instrumento iminentemente satânico. No meu entendimento é isso que falta a humanidade compreender de uma forma mais definitiva. Ainda se pensa que a covardia pode ser instrumento valido quando enfrentamos o mal. Realmente você pode derrotar um adversário usando de covardia mas desta forma quem estará triunfando será o diabo. A covardia é o instrumento de dominação do mundo pelas forças do mal, qualquer um que faça uso da covardia está servindo ao diabo, não importa que contexto essa covardia se aplica. O Homem que se pretende do bem e deseja  lutar contra o mal deve abrir mão de recursos covardes. Essa já era de certa forma uma noção antiga um ideal  que se perdeu com o declínio da hombridade e a assenção da sociedade imediatista. Hoje já podemos ter uma noção de quem está realmente levando vantagem nesse mundo, é o diabo. Bem alguém ha de dizer, se lutarmos lealmente contra os covardes seremos facilmente derrotados. Reconheço que essa possibilidade é grande, mas ai entra a dimensão religiosa. Qual é de fato a batalha que o cristão luta, a batalha pela sua vida ou a batalha pelo bem. É essa decisão que o cristão deve tomar, quando se dirigir ao campo de batalha. Se no fundo sua batalha for mais pelas coisas do mundo, ele  entrará em campo servindo ao diabo, mesmo sem o saber. Mas se sua luta for pelo bem, mesmo morrendo para esse mundo ele será vitorioso. Alguém ainda ha de dizer, mas se os bons morrem o diabo terá triunfado. Novamente precisamos recorrer a espiritualidade e nesse sentido sabemos que não é bem assim.


Então. Vamos a luta!
Sem covardia.
Que a vitoria é certa.





6 comentários:

  1. O diabo é o estimulador da covardia. Com isto ele é condecorado de "O Pai da Covardia".
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Perfeitamente Janice.
    Creio fortemente que temos que ter uma atenção com essa dimensão material. Não podemos pensar simplesmente que por existir uma dimensão espiritual e batalhas travadas em um mundo invisível, que envolve forças invisíveis, que a dimensão material e suas batalhas não tem importância. Se o diabo tenta nossa carne, porque não considerar que ele também nos ameaça com a covardia, como forma de dominação pelo medo. Dai a necessidade de termos uma postura mais corajosa nessa vida e repudiar a covardia como ato de resistir as forças do mal nesta dimensão material onde Deus nos coloca.

    ResponderExcluir
  3. Gabriel, é interessante, ou poderia mesmo dizer mais, é bastatente digno o seu pensamento. Estou propenso a pensar do mesmo modo que você sobre o pior mal do mundo ser a covardia, sim. Mas estamos todos submerso numa complexa realidade, produto de tantas injusticas acumuladas ao longo do tempo, que as vezes, me parece dificil imaginar que possamos agir de modo plenamente justo, sempre. Esse dilema aponta para uma unica alternativa infalivel, escapar, o que em certo sentido, vai encontrar a covardia por um outro lado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anônimo.
      Seu breve comentário trás questionamentos importantíssimos e acredite, eu tenha com base na não covardia todas as respostas.
      Em verdade nossa realidade não é tão complexa assim o que existe de fato é um mundo de natureza competitiva onde nós Homens desenvolvemos códigos de hora e lealdade que viabilizassem um modo humano de vida. em determinado momento alguém foge a essa competição leal e comete a hedionda covardia, como uma forma de levar vantagem na competição. compreenda que de fato o problema pode sim ser difícil, mas a dinâmica em si não é tão complexa como pode parecer.
      As injustiças acumuladas, todas elas desde sempre só foram possíveis devido a crescente opressão covarde. Tem mais um problema nisso nos sentimos culpados pelo que não cometemos quando os verdadeiros culpados são só os agentes covardes. amigo não se culpe você já age de modo plenamente justo neste mundo, a não ser que você seja um matador de aluguel, um miliciano, um policial torturador, um latrocida. creio que você não seja nada disso, portanto fica até difícil para você ser realmente alguém errado. nada do que você possa fazer poderá ser realmente injusto, acredite.
      a ultima parte do seu questionamento é que adquire alguma complexidade mas mesmo assim acho que posso elucidar. primeiramente vou tentar dizer o seguinte. fugir, se omitir, correr, sobreviver não configura covardia, é única e exclusivamente instinto de preservação e não podemos simplesmente ignorar que vivemos desde sempre mergulhados em uma cultura de opressão covarde, as pessoas que se colocam contra as injustiças podem ser executadas instantaneamente é assim que as coisas acontecem a mais de 10.000 anos. na verdade não temos como de exigir que alguém se arisque abertamente contra os agentes covardes. neste ponto , se pensar bem, não existe dilema. fica assim de fato e de direito impossível se criar um regime de coragem, o ato heróico continuara sempre, sendo um fenômeno espontâneo, imprevisível e raro da vida. Isso não constitui um impedimento para, na forma humana de agir, buscarmos viver de um modo mais franco e corajoso reconhecendo o mal e condenando os que se entregam vergonhosamente a pratica da opressão covarde.
      No ideal da NÃO COVARDIA um único ponto é radical. Nunca em hipótese alguma sobre nenhum pretexto se permita agredir alguém covardemente, pois neste instante e somente neste instante estará agindo a serviço do MAL.
      obrigado amigo.
      e espero que seja o primeiro de muitos adeptos deste ideal.

      Excluir
    2. Olá caro Gabriel,
      bom, como você mesmo diz, a covardia é a mais hedionda das práticas humanas, e repito, devo concordar. Testemunhar uma atitude covarde sempre me causou o mesmo asco e, por isso mesmo, nao vejo razao para nao me considerar um adepto desta filosofia de vida, a NAO-COVARDIA sempre!
      Sobre o aspecto competitivo da natureza humana, sobre isso talvez haja algo mais a ser dito! Talvez eu nao deva negar o prazer da competicao, mas se queremos falar em natureza, eu nao poderia jamais omitir a nossa vocacao cooperativa, colaborativa!
      Pensemos assim: se dois individuos se deparam com as necessidades prementes da existência, eles irao se associar de modo colaborativo para satisfazê-las, esse é o meu principio, se houvesse apenas uma unica fruta no paraíso, adao e eva a compartilhariam, e nao o contrario!
      A competicao é algo posterior, ainda saudável, é possivel, mas algo teria acontecido, um estranhamento, uma insanidade...
      Claro, estou apenas provocando a reflexao, e sem outro próposito, que nao, o de sanar o mundo da covardia, viver em lealdade e em tranquila abundância!
      Porém, ainda seguindo o raciocinio da competicao, alguma escassez talvez tenha causado o desespero, e por conseguinte a covardia... Reconheco que nao seja possível restituir o estado da harmonia usando do recurso da covardia, mas acredito que, de modo mais amplo, devemos atuar para reestabelecer o sentimento cooperativo.
      Nao vejo contradicao em nossos visoes, apenas ênfases difenciadas, campos de acao, mas estou plenamente disposto a colaborar...
      Um grande abraco!

      Excluir
    3. Amigo anonimo.
      Me permita só mais uma observação sobre seus valorosos comentários. O repudio a covardia existe e é até natural mas quero sempre realçar a necessidade de buscarmos criar uma cultura de não covardia, essa não existe, ao contrario da cultura da covardia que impera soberana no mundo desde os primórdios. Gostaria de aproveitar também para dizer que a mensagem deste blog está longe de ser cética quanto aos virtudes humanas pelo contrario todas essas virtudes serão grandemente realçadas e livres para serem exercidas quando criarmos uma sociedade com uma baixíssima tolerância as ações covardes.
      Um grande abraço.

      Excluir

A covardia tá comendo. Que bom que você vai comentar!