sexta-feira, 6 de abril de 2012

A MÍSTICA DA CULTURA DA NÃO COVARDIA.

     
  Se me dedico aqui neste blog, a alertar para o mal que é a manutenção de uma cultura de covardia em nossa civilização. Não poderia deixar de dar uma atenção especial a essa época do nosso calendário.
    Sempre fui impregnado de valores cristãos pela força da personalidade de Jesus Cristo, mas agora depois de ter constatado o peso da covardia no desenrolar do drama humano, passei a olhar mais atentamente a figura do Cristo crucificado e buscar uma inevitável relação disso com nossa condição de raça covarde. 
   As cenas fortes de violência covarde do filme a paixão de cristo aguçaram essa intenção. 
   Busquei a covardia na Bíblia e o resultado das minhas leituras me surpreenderam fortemente.


   O PRINCIPIO. A significativa passagem de Caim que de forma muito covarde mata seu irmão Abel - A covardia no principio da jornada do homem sobre a terra.

   O MEIO. O martírio de Jesus Cristo - O clímax e afirmação do reinado da covardia sobre o mundo. A figura de um homem trucidado em uma cruz é levada aos quatro cantos do mundo.

   O FIM. Miguel arcanjo, Jesus convertido em guerreiro, no comando de um exercito celestial, luta com verdadeira coragem, aprisiona o mal no inferno e reina com justiça por toda a eternidade - Seria possível, um sistema baseado no principio da não covardia onde só a agreção covarde é condenada a prisão e os Homens poderiam viver em fim, uma sociedade baseada em Coragem, Justiça e Verdade?!


  ESSA É A MÍSTICA DO IDEAL
 DA CULTURA DA NÃO COVARDIA.

2 comentários:

  1. Excelente pensamento, Gabriel. Espero que mais pessoas sejam tocadas pelo seu humanismo. Sua batalha contra a covardia será longa, mas eu acredito em você. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado xisto.
      isso realmente aconteceu, a principio eu não fazia nenhum vinculo religioso com esse ideal da não covardia. era apenas uma proposta a nível social. Quando assistindo, até por acaso o filme do diretor Mel Ggbson, que realça muito a questão da covardia sofrida por Jesus. Eu busquei a bíblia e surpreendentemente me deparei com essa forte relação no principio, no meio e no fim do texto bíblico. É como você disse a batalha será longa, mas a vitoria é certa, está escrito.

      Excluir

A covardia tá comendo. Que bom que você vai comentar!