quinta-feira, 8 de março de 2012

A CULTURA MARCIAL.


        Esse post é inspirado em uma descoberta recente de um blog que infelizmente parece inativo (é um pouco decepcionante constatar que a internet pode se converter em um cemitério de ideias interessantes) de qualquer forma o link esta disponibilizado na minha lista de blogs. http://www.bodhidharma.com.br/portugues/blog/




É uma visão realista e bem embasada  da  questão das artes márcias e da  guerra, que atualmente prefiro chamar de conflito.  É claro que  remete a um outro tempo, mas ideias tão viscerais nunca são totalmente ultrapassadas.
    Quando eu, falo em uma cultura de NÃO COVARDIA, não me refiro ao conflito, mas sim a forma de encarar os conflitos que ainda existem em nossa sociedade. É justamente, pela falta de honra a que se refere o autor do blog, que esse conflito se torna a forma covarde de agressão dos tempos atuais. Reconheço que vivemos outros tempos, não se trata aqui de reeditar formas antigas de viver, mas sim usar isso para refletir até onde a covardia generalizada pode nos levar. Ver que, apesar das aparências, vivemos um paradoxal retrocesso em termos de dignidade, se comparamos a morte nas batalhas de outrora, com a morte nas situações banais, a que o cidadão esta exposto neste mundo covarde de hoje.

                           

  Enquanto ainda é um pouco distante viver a tão almejada paz, busquemos viver o conflito de forma honrosa.


"TODO HOMEM MORRE. MAS NEM TODO HOMEM VIVE."
                                                            WILLIAM WALLACE

4 comentários:

  1. Oi, Gabriel. Gostei muito desse texto seu. Bem escrito, direto, e profundamente humano. Lutar contra a covardia na sociedade que criamos é uma tarefa gigantesca, mas através do seu blog as coisas ficam mais acessíveis. Suas palavras sempre inspiram aquilo que todos nós temos de melhor. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Xisto, obrigado pelas palavras. como disse este post foi inspirado na descoberta deste blog bodhidharma. realmente é uma pena que mensagens originais como a do blog a que me refiro, outras inspiradoras como é o caso do seu blog e outras urgentes como é o caso da minha mensagem, não sejam tão aproveitados como deveriam ser. por outro lado sabemos que quem tem algo a dizer, ter um ouvinte ou milhões de ouvintes é igualmente recompensador. Cabe aqui também um recadinho as pessoas que acompanham nossas mensagens, busquem de alguma forma nos apoiar da maneira que lhes for melhor, pois nosso trabalho é simplesmente manter viva a alma do homem.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Lutar contra a covardia, é uma tarefa de formiguinha.
    Eu acredito em: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Bem Janice, o importante é estarmos aqui divulgando essa mensagem na esperança que ela de alguma forma seja útil ou para uma transformação da sociedade ou para a compreensão da nossa realidade. Eu realmente gostaria de ter mais talento ou tempo para passar essa mensagem que me transformou diante do mundo. hoje eu entendo que o homem não deve sentir culpa ou vergonha de sua condição humana pelo contrario devemos BUSCAR SEMPRE viver de fato essa condição sendo de fato Homens e Mulheres é claro. Um braço.

    ResponderExcluir

A covardia tá comendo. Que bom que você vai comentar!